Projeto Plantar Sementes



Projeto Plantar Sementes
CER Maria Enaura Malavolta Magalhães- Araraquara




Este projeto visa desenvolver uma aproximação da comunidade escolar com a natureza a partir de práticas como o cultivo dos alimentos, sua elaboração e sua relação com a saúde integral.
Oferece subsídios teóricos para o corpo docente embasado na Ecopedagogia e atividades práticas como a construção de hortas mandala , espiral de ervas, oficinas de alimentos, integrando toda a comunidade escolar na construção de um processo sustentável .


Horta Mandala

Uma sala de aula apropriada para criança é a horta da escola. Por religá-las aos fundamentos básicos da comida - na realidade com a essência da vida - ao mesmo tempo em que integra e enriquece praticamente todas as atividades escolares


Preparando a horta


Espiral de ervas
                                          

                              


Aprender através do jardim escola é a melhor forma de conhecer o mundo. É beneficio ao desenvolvimento do estudante individualmente e também a comunidade escolar, além de ser um dos melhores meios para as crianças se tornarem ecologicamente instruídas e, portanto capazes de contribuir para a construção de um futuro sustentável.

                                                       
Jardins e sistemas de alimentos proporcionam aos alunos aprender os fatos que afetem suas vidas. É preciso incluir uma certa paixão pela natureza. Ao crescer e comer legumes, eles aprendem a se ver como parte dos ciclos naturais.

Pais participando do plantio


Nossa saúde depende da saúde de nossa alimentação, que depende da saúde do solo. As crianças aprendem que estamos inseridos no solo. Compreendem que não estamos separados da natureza, mas uma parte dela, e que,portanto devemos desempenhar o nosso papel” Fritjof Capra



Quando a horta da escola passa a fazer parte do currículo, nós aprendemos sobre os ciclos alimentares por exemplo e integramos os ciclos alimentares ao ciclo do cultivo, colheita, elaboração de alimentos, compostagem, reciclagem.

Minhocario



Minhoca
                                             

Compostagem




Oficina de alimentos- Suco Verde
                                                   


A nutrição desempenha um papel fundamental no desenvolvimento infantil, dando-lhes um fundamento essencial fisiológico, motor, intelectual, e emocional para ajuda-los no sucesso de suas vidas.
Comportamento e desempenho acadêmico são significativamente afetados pela quantidade e qualidade dos alimentos que proporcionamos as crianças durante os anos escolares.




Tomando suco verde
                       


Implementar um programa que aborda o cultivo, a nutrição, saúde e merenda escolar através de um currículo integrado, requer muitos passos.
Uma forma positiva e educativa para os alunos aprenderem sobre os componentes nutricionais seria adicionar frutas, verduras, germinação de sementes e cereais integrais em sua dieta.
Permitir o manuseio e elaborações com os alimentos, atrair ao gosto natural de alimentos frescos estabelecerá novas atitudes e valores em relação ao alimento ao longo de sua vida.





Pensar em um currículo integrado com a alimentação, promove a compreensão da origem dos alimentos e os ciclos naturais que os produzem.
Quando proporcionamos esta aproximação e envolvimento no cultivo e na elaboração de alimentos, as crianças serão mais propensas a desenvolver hábitos alimentares saudáveis e valores compatíveis com a vida sustentável.