Alimentação Sustentável


Falar em alimentação sustentável é falar de nossos mais íntimos valores.
Alimentar-se é uma necessidade fisiológica do ser humano, necessária para vivermos, pois é o que nos proporciona energia e vitalidade.

O desenvolvimento econômico e tecnológico tende a padronizar o alimento em manufaturados que requerem conservantes para sua comercialização e, na esfera da produção, a utilização de fertilizantes químicos ou sementes transgênicas, que facilitam o desenvolvimento de uma economia de escala. No entanto, isso traz como contrapartida o risco de aumento de danos à saúde e um notório  distanciamento dos valores da terra.
Aos poucos fomos trocando os alimentos naturais pelos industrializados perdendo a conexão com o cultivo de nosso próprio alimento, com o nosso corpo e consequentemente com a nossa saúde.

A preservação à Natureza se inicia dentro de nós, e essa é a chave para a sustentabilidade global , a partir de nossas escolhas podemos acessar o universo dos reinos naturais e observar a relação existente entre a qualidade do que ingerimos e suas conseqüências como a saúde no corpo, nos pensamentos , nas emoções.
Para o corpo, isto significa aproximar-se de seu estado natural: saúde, força, flexibilidade, beleza, vitalidade e longevidade. Para a mente significa serenidade, clareza, criatividade, sensibilidade e foco.
Despoluir e preservar a Natureza do corpo, pode ser um importante passo e contribuição a dar para a ecologia ambiental planetária. Na medida em que sua alimentação torna-se mais pura e natural, você se harmoniza mais e mais com a Sabedoria da Natureza que vive em você.

                         

Alimentar-se bem e com harmonia, além de prazer é a cura de muitas doenças. Podemos assim, transformar a cozinha em um laboratório de saúde.
A escolha de uma boa alimentação garante a saúde e a prevenção de doenças, aumenta a disposição física e psíquica, além de interferir diretamente no aspecto emocional. Para seguirmos este caminho do despertar da intuição alimentar através da apropriação do nosso corpo saudável, é necessário observarmos nossos hábitos, escolhas e direcionar nossa energia para o prazer da simplicidade, redescobrindo o sabor puro dos alimentos, libertando-nos da cozinha convencional e aprendendo a nos sincronizar com o nosso corpo.

Através da alimentação cultivada na terra, alimentada pelo sol, pelo ar e pelas águas, estabelecemos uma troca de informação das mais marcantes trama da vida. Além disso , o contato direto com a terra e o envolvimento com a produção de alimentos promove uma reorganização do convívio humano e  também uma reflexão sobre o modo  de estar no mundo integrado na rede da vida.
Quando unidos pela experiência básica do sabor dos alimentos (sabor= saber), encontramos um ambiente onde somos iguais, nos acolhendo uns aos outros e nos tornamos mais sensíveis aos seres vivos que compartilham este planeta. Vivemos assim o re- conhecer, re- conectar, da nossa vida presente.
Um alimento não é constituído apenas de elementos químicos materiais, mas é algo vivo, dinâmico e interage com todo o universo que participa de sua criação. Por isso o cuidado externo deve ser desde a escolha dos grãos, das raízes, das folhas e dos frutos até a reverência despojada e simples ao prepará-los e ingeri-los.
Nesse aprendizado é necessário combinar adequadamente  estes alimentos, criando, assim, novos e saudáveis hábitos alimentares.
Alimentos orgânicos, integrais, sem aditivos químicos de qualquer espécie, contem densidade nutricional, vida e energia.
 

Alimentos não-cozidos, de um modo geral, estão mais próximos da fonte da vida. Suas enzimas e nutrientes conservam-se ativos e biodisponíveis, o que facilita e aperfeiçoa o trabalho de digestão e assimilação do organismo. Isto economiza energia e, por conseguinte, traz saúde, longevidade e bem-estar.
Alimentos vivos aumentam o quociente de luz da estrutura viva. Isto significa que o padrão vibracional é ampliado através deste tipo de alimentação, o que facilita o contato com as freqüências mais elevadas da vida. Criam assim condições para o corpo se desintoxicar, remover detritos e aumentar a circulação de energia em seu sistema.
Sabemos que ao germinar, multiplicam-se os nutrientes das sementes e adquirem propriedades que antes por si só não possuíam. Os amidos se transformam em açúcares que serão assimilados mais facilmente pelo organismo. As gorduras também se transformam em substâncias assimiláveis e as proteínas quebram-se em cadeias de aminoácidos. As vitaminas se multiplicam as vezes por 500% e algumas vitaminas como a C aparece em grande quantidade onde não havia . Como por exemplo no trigo e na aveia.
O alimento em forma de brotos simplifica e sutiliza todo processo digestivo normal onde os alimentos vão se quebrando em cadeias até se transformar em algo assimilável pelo organismo. Além de melhor alimentados ficamos menos suscetíveis à ação das toxinas.